Suíte do Chef

     A proposta foi buscar nas origens da profissão do Chefe de Cozinha uma inspiração não óbvia para a composição do espaço.
     Nesta linha de raciocínio, qual seria, então, o elemento primeiro na origem do preparo dos alimentos pela humanidade? E ainda, qual seria o elemento maior, que agrega todos os chefes de cozinha, em todas as suas especialidades? O fogo. Esse projeto se baseia na ação deste elemento no espaço, extraindo dele propriedades transformadoras estéticas e novas possibilidades no tratamento dos materiais.
     O acabamento das paredes foi criado a partir da retirada do reboco, expondo os tijolos originais. Após testes realizados no local, desenvolvemos uma técnica mista de carbonização exterior dos tijolos, utilizando o fogo de forma controlada. A técnica mistura a aplicação de material combustível, tinta e impregnação da fuligem produzida pela queima.
     Os elementos do banho foram integrados à área do dormitório, de forma a “explodir” a caixa do banheiro – referência a ela continua expressa no volume atrás do box em vidro. Desta forma, busca-se criar um espaço único, que transita entre as diferentes funções e rompe o conceito tradicional.
     Como solução de movimentação da distribuição e organização espacial, criamos um deck elevado atrás da cabeceira da cama – esta por sua vez, composta por um volume estofado que hora funciona como cabeceira, hora como banco de apoio para o uso do armário e mesa.
     Ao eliminar a fonte de luz tradicionalmente vinda do teto, optamos por distribuir luminárias decorativas pelo espaço de maneira despretensiosa, destacando pontos da decoração e conseguindo um efeito mais intimista e acolhedor.
Ficha Técnica
Ano do projeto: 2018
Local: Campinas Decor 2018 – Fazenda Argentina | Campinas/SP
Fotos: Leandro Farchi
Área: 29,80m²
Planta

Fotos do espaço antes da reforma

Rolar para cima